Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)



ERP - Sistema de planejamento de recursos empresariais

Os sistemas ERP integram o planejamento, o gerenciamento e o uso de todos os recursos da organização. O objetivo principal dos sistemas de ERP é integrar de perto as áreas funcionais da organização e permitir o fluxo transparente de informações entre as áreas funcionais.




 Os Sistemas de ERP oferecem as informações necessárias para controlar os processos empresariais da organização. Um processo empresarial é um conjunto de etapas ou procedimentos relacionados, projetados para gerar um resultado específico. O software de  ERP pode ser aplicado nos processos empresariais internos nas seguintes áreas funcionais: finanças e contabilidade, fabricação e produção, vendas e marketing e recursos humanos. Os usuários desse sistema o acessam por uma única interface.




As atividades apoiadas pelos módulos  ERP:

* Processos financeiros e contábeis: contas á pagar, contas á receber, controle e previsão de caixa, contabilidade de custos, gerenciamento de crédito, relatórios financeiros , entre outros.

* Processos de vendas e marketing: processamento de pedidos, cotações, contratos, definições de preço, cobraça, planejamento de vendas, entre outros.

* Processos de manufatura e produção: licitações, controle de estoque, compras, fretes, planejamento de produção, controle de qualidade, distribuição, transporte, manuntenção da fábrica dos equipamentos, entre outros.

* Processos de recursos humanos: admnistração de pessoal, contabilidade de tempo, folha de pagemento, planejamento e desenvolvimento de pessoal, acompanhamento de candidatos, remuneração, gerenciamento de desempenho, entre outros.

Os sistemas ERP, pode contribuir para que as organizações aumentem sua produtividade, através da automação de seus processos, eliminando tempos ociosos, propiciando acuracidade nos pedidos e relatórios precisos ao final de cada um deles. O sistema ERP também serve coomo base para outros sistemas como gerenciamento de pedidos e gerenciamento de depósitos.

Um comentário: